O QUE FAZEMOS


GERENCIAMENTO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

A WALM desenvolve estudos de gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, possuindo grande experiência em todas as etapas destes processos.

O gerenciamento ambiental de uma área contaminada, bem como sua remedição, visam minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, por meio de estratégia constituída por etapas sequenciais, em que a informação obtida em cada etapa é a base para a execução da posterior.

A WALM oferece uma gama de estudos para o processo de gerenciamento e remediação ambiental de uma área contaminada, incluindo:

Gerenciamento de Áreas Contaminadas


  • Connector.

    Avaliação Ambiental Preliminar

    A avaliação ambiental preliminar contempla um diagnóstico inicial, com levantamento de informações pretéritas e atuais da área em estudo para posterior classificação da área de interesse em potencialmente contaminada (AP), suspeita de contaminação (AS) e até mesmo contaminada (AC).

    Além de possuir vasta experiência em avaliação preliminar, a Walm inova na apresentação de modelo conceitual através de mapas, propõe medidas a serem adotadas para subsidiarem e orientarem o desenvolvimento das próximas etapas do gerenciamento.

  • Connector.

    Avaliação Ambiental Confirmatória

    Com base na avaliação preliminar, desenvolve-se a investigação confirmatória (segunda etapa do processo). Nesta etapa são realizadas sondagens, coleta de amostras de solo, instalação de poços de monitoramento e coleta de amostras de água subterrânea, com o objetivo de confirmar ou não a existência de contaminação na área suspeita e verificar a necessidade de realização de uma investigação detalhada.

  • Connector.

    Avaliação Ambiental Detalhada

    A etapa de investigação detalhada visa à quantificação da contaminação, isto é, a caracterização da pluma de contaminação. A WALM conta com uma equipe altamente capacitada que busca delimitar a zona contaminada (limite da pluma), estimar a quantidade de contaminantes de solo e água subterrânea, a taxa de propagação e identificar as fontes, contaminantes, dinâmica de transporte, vias de exposição e receptores para atualização do modelo conceitual através de softwares e metodologias reconhecidas. Esta etapa subsidia a realização de Avaliação de Risco e o plano de ações necessárias. Nesta etapa também são realizadas sondagens, instalações de poços de monitoramento, coleta de amostras de solo e água subterrânea.

  • Connector.

    Avaliação de Risco à Saúde Humana

    A análise de risco consiste na identificação e quantificação dos riscos a saúde humana, decorrentes de uma área contaminada, bem como na definição das concentrações máximas aceitáveis para as substâncias químicas de interesse. A WALM se baseia em metodologias que abordam os princípios de toxicologia humana e no conhecimento das propriedades físico-químicas e comportamento ambiental dos contaminantes. Outro fator considerado importante é a exposição ao risco diagnosticado. A identificação e quantificação dos riscos em uma determinada área contaminada subsidiará a definição dos objetivos a serem atingidos na remediação e das medidas corretivas a serem adotadas.

Remediação de Áreas Contaminadas


  • Connector.

    Plano de Intervenção

    A WALM utiliza planos de intervenção para declarar a necessidade de adoção de medidas de intervenção em locais que apresentem riscos a saúde humana (seja por contato dérmico, ingestão ou inalação de contaminantes) e, sendo necessário, para determinar as formas de intervenção a serem adotadas até que a remediação seja iniciada e os valores das substâncias químicas presentes na área não ofereçam mais risco à saúde e estejam dentro do limite exigido pela legislação.

  • Connector.

    Concepção e Projetos de Sistemas de Remediação

    Após o gerenciamento da área contaminada, a WALM desenvolve projetos de remediação ambiental, visando atingir os limites aceitáveis das concentrações dos compostos químicos de interesse. A WALM possui diversos casos bem sucedidos de remediação em seu histórico de atuação.
    A WALM utiliza os estudos ambientais anteriores para avaliar o modelo conceitual de contaminação, a hidrogeologia local e os riscos à saúde humana, associados para definir as ações de remediação. O uso atual e/ou futuro pretendido determinará a necessidade de remoção das substâncias da área, bem como as tecnologias de remediação, o tempo de operação e seu custo. Dentre as técnicas de remediação existentes, podemos destacar: tratamento térmico, a contenção hidráulica, o sistema de remediação por extração multifásica (MPE), por extração de vapores (SVE) e por injeção de ar (IAS), estabilização, biorremediação, atenuação natural e sistemas de remediação integrados.

  • Connector.

    Execução da Remediação

    A WALM implanta sistemas de remediação de alta eficácia em todo território nacional. Sua experiência e foco permitem a operação e o monitoramento de sistemas de remediação com qualidade diferenciada. A WALM possui muitos casos de sucesso com sistemas de remediação, em áreas diversificadas e com os mais diversos tamanhos e especificidades de contaminantes, sendo capaz de atender uma variedade ampla de segmentos de mercado.

  • Connector.

    Elaboração e Execução de Planos de Monitoramento

    A WALM também propõe e executa planos de monitoramento, em atendimento às legislações ambientais, tanto para controle e avaliação da concentração das substâncias químicas de interesse para manter atualizada a avaliação de risco à saúde humana, bem como para verificar a eficácia dos sistemas de remediação.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS

Remediação Linha 4

CONSÓRCIO TC LINHA – 4 – AMARELA

Remediação de Área Contaminada com técnica de Oxidação Química in situ (ISCO).

Remediação Metrô

Metrô

Implantação de Sistemas de Remediação compostos por Oxidação Química in situ através de injeção de ozônio e Sistema de Extração de Vapores (SVE), através de tubulações subterrâneas na área contaminada por compostos organoclorados.

Remediação de Áreas Contaminadas

Itautec

Avaliação Ambiental Preliminar, Investigação Ambiental Confirmatória, Investigação Ambiental Detalhada e Elaboração de Modelo Matemático de Fluxo e Transporte de Contaminantes. Execução do projeto de remediação da Itautec de Jundiaí.

Remediação Linha 6

Consórcio Expresso Linha 6

Plano de Intervenção em Áreas Contaminadas e remediação através de Multi Phase Extraction (MPE).

Remediação do Pátio Guido Caloi

Consórcio CR Almeida-Consbem

Implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para os efluentes advindos do rebaixamento de água subterrânea possivelmente contaminada com compostos orgânicos.

FALE DIRETO CONOSCO!

“Dúvidas, orçamentos, informações, sugestões? Fale com a WALM. Utilize o formulário ao lado para enviar sua mensagem. Entraremos em contato o mais breve possível”

[]
1 Step 1
NomeSeu nome completo
FoneSeu telefone
Assunto
MensagemEscreva sua mensagem
0 /
Previous
Next